14 de out. de 2008

Lições

Outro dia postei sobre uma lição que aprendi, a respeito de não reclamar. Acho que vou começar a postar mais sobre outras.

Hoje, por exemplo, cheguei a uma conclusão. Tenho muitas coisas na minha personalidade pra treinar ainda, mas também alguns pontos positivos. E tem aquelas coisas que a gente tem que aprender a separar bem antes de dizer "sou assim" ou "não sou assim".

Há 3 características de personalidade que acho que têm muito a ver, mas não são a mesma coisa, embora muitas pessoas as confundam: paciência, tolerância e aceitação.

Acho que duas delas eu tenho.

A paciência eu tenho de sobra! Quando todo mundo já tá soltando os cachorros, costuma ser o momento em que eu começo a achar que posso me incomodar. Tem gente que acha que sou um mestre zen ou coisa do tipo, mas o fato é que simplesmente eu tenho muita paciência pra quase tudo e pronto. Não é porque eu quero, não.

Tolerância também tenho muita. E tolerância é diferente de paciência. Ser paciente é saber esperar, ter a noção de que aquilo vai passar, manter a calma porque existe uma certeza de que em algum momento o resultado será alcançado, o movimento poderá ser feito, etc. A tolerância já não tem a ver com esse "fator tempo", embora seja essencial para a paciência. Tolerar é compreender que algo está presente (uma pessoa, um comportamento, um ruído etc) e tem o direito de existir e de estar presente tanto quanto você. Portanto, você suporta essa presença, mesmo diante do incômodo.

Normalmente, aliás, a paciência começa a acabar na hora que a tolerância acaba.

A aceitação é a terceira característica, e acho que esse é meu problema. Aceitar parece com a tolerância, mas acrescenta a aprovação. Quando eu tolero, eu posso até aceitar o fato de que aquilo (de novo: pessoa, ruído, comportamento etc) tem o direito de estar ali. Não necessariamente aprovo essa coisa. Posso tolerar sem aceitar.

Acho que se, um dia, eu conseguir manter a calma e a tolerância diante de certas situações e aceitá-las como parte normal do mundo, provavelmente alcançarei o nirvana!

Mas, enquanto eu vou treinando, mesmo calmo e tolerante, eu continuo ficando, no fundo, PUTO DA VIDA COM O COMPORTAMENTO IMATURO E INFANTIL DE UM MONTE DE ADULTOS AO MEU REDOR!

Ai ai, mas como dizia um grande filósofo - o cozinheiro do filme dos Muppets em Nova York: "pessoas são pessoas".

Nenhum comentário: