15 de abr. de 2009

AHHHRRGG, esses robôs inúteis!!!

Há alguns anos (2002, pra ser exato) eu ainda estudava, o google não era tão eficiente e eu fui fazer uma pesquisa sobre "relações públicas". Acabei achando a página de uma tal Roberta, que não era uma pessoa, e sim um robô (representado por uma moça 3d) que se dizia a relações públicas da empresa de software que a desenvolveu.

Infelizmente o link não existe mais, mas posso contar brevemente a experiência. Ela era um robô de conversação, ou seja, você entra no site e pode bater papo com ela, porque ela responde como se fosse um MSN. Só tinha dois problemas: 1 - Não funcionava, as respostas dela eram completamente aleatórias; e 2 - mesmo que funcionasse, você acha que alguém ia fazer outra coisa senão zoar com a pobre coitada?

O mais legal era encontrar em fóruns e blogs e ver as pessoas postarem seus "profundos" diálogos com a tal roberta, como esse aqui pro exemplo: http://cab.blogspot.com/2002/05/fui-falar-com-robertabot.html

Bem, e estou eu cá hoje, passeando no Twitter, coisa jamais imaginada em 2002, e tropeço com esse link aqui: http://www.camiseteria.com/profileblogpost.aspx?usr=rodrigoreis&bid=15438

Deja vu! (é assim que escreve?). Agora é a vez do Ed, um robô que pretende "ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais". Mas basta acessar o link acima pra ver que nada mudou: a graça mesmo é bater papos inúteis com a figura.

O link direto para o Ed é http://www.ed.conpet.gov.br/converse.php.

E quem é ele? É um robô criado para o Conpet - Programa Nacional de Racionalização do uso dos Derivados de Petróleo e de Gás Natural (tudo a ver com a sigla né). Sei lá desde quando isso (o projeto e o robô) existem, mas posso dizer uma coisa: ah, como é interessante perceber que após 7 anos, com todo o avanço tecnológico, algumas coisas continuam exatamente do mesmo jeito.

Tentar manter uma conversação com o robô é completamente inútil! Ele temrespostas genéricas para o que não sabe, não tem a menor continuidade de contexto e, principalmente: mesmo que você QUEIRA falar sobre energia, não conseguirá mais que um amontoado de informações sem qualquer linearidade de discussão.

Um manualzinho atenderia bem melhor. Deixa os robôs pra quando eles forem realmente úteis.

Obs.: Ah, eu já ia publicando sem falar o mais importante: o site do robô trava o tempo todo! Pelo menos a Roberta não fazia isso.

Nenhum comentário: