20 de abr. de 2009

Memórias aleatórias

De vez em quando, do nada, me vem à cabeça uma memória sem o menor sentido.

Acabei de lembrar de quando eu fazia estágio no Centro Cultural da UFMG. Isso era2004 e o Orkut tinha acabado de ser lançado, ou eu pelo menos tinha acabado de entrar nele. E daí um dia, se lá porque, pediram que eu atendesse um cara, chamado Murilo, que vinha conhecer o Centro e queria fazer algum tipo de proposta, nem lembro bem o que. Sei que eu não fazia a menor ideia de como conduzir isso e fui com a cara e a coragem.

O papo foi indo, indo e sei lá como chegamos no ponto de eu falar com ele sobre o Orkut. Eu disse que era uma "rede de relacionamento" (ainda estavam definindo "mídia social" e usavam esse termo de vez em quando pro orkut). Aí ele me olhou torto e eu tive que explicar que não era eeesse tipo de relacionamento.

Acabou que a figura não foi mais no Centro depois disso, mas entrou no orkut, me adicionou e, pelo que acompanhei uns tempos, tirou um proveito enorme pra encontrar pessoas e informações - e principalmente pra se divertir.

E isso me lembrou outro caso da mesma época. O Orkut era tão pouco povoado que a gente sempre via as mesmas carinhas nas fotos.

Bem, um estagiário franco-português havia acabado de começar a trabalhar lá naqueles dias. E eu estava fazendo uma aula de "Antropologia da Festa" (festa aqui no sentido popular, carnaval, essas coisas. Não era festinha de aniversário não. Aliás uma das aulas mais sérias que fiz). Um dia precisei saber urgente de uma informação da aula e não sabia o contato de ninguém - não era a minha turma habitual. De repente, lembrei que uma das carinhas comuns no orkut, na comunidade da UFMG, era de uma aluna daquela turma. Entrei lá, deixei recado pra ela pedindo informação e ela me respondeu. E acrescentou:

"Você trabalha no Centro Cultural, né? Tem um intercambista trabalhando lá, o Briece, conhece? Ele tá ficando na minha casa".

E ainda logo depois descobri que a moça era filha de uma professora minha.

Ô mundinho pequeno hein.

Nenhum comentário: