18 de abr. de 2009

Um voto de confiança na humanidade

Sou usuário assíduo de redes sociais como Orkut e Twitter, entre outras tantas das quais não sou tão assíduo. A maioria delas tem um proposta interessante de colocar as pessoas em contato permanente, e até de conhecer gente nova, com interesses semelhantes.

Depois do boom do Orkut no Brasil - em outros países outras redes fazem tanto sucesso - passamos a encontrar outros segmentos, menos conhecidos, mas com uma proposta que ia além: colocar as pessoas em contato num contexto fora da internet.

Não estou falando se sites de relacionamento amoroso. O melhor exemplo prático que penso no momento é a guerra de travesseiros que ocorreu no dia 4 de abril passado. Em todo o mundo, as pessoas foram convocadas pela internet a ir pra algum ponto de cada cidade inscrita, levar um travesseiro e dar umas boas travesseiradas umas nas outras.

"Nossa, mas e quem não tinha nada a ver??? E o respeito??? E a sujeira que fica depois??? E se alguém colocasse u ferro, um tijolo, uma pedra dentro do travesseiro???"

Calma, calma! Olha o título do post e agora vem o motivo dele: tudo foi tranquilo. Eu não estive lá, infelizmente, mas vi as reportagens e respostas na internet. O evento tinha regras - e elas foram seguidas.  Por que? Porque as pessoas seguiram e pronto. Claro, certamente teve alguma bagunça em algum lugar - mas isso é mais que previsível, não há evento que ocorra 100% como previsto.

E pensei neste post porque acabei e voltar do correio, onde fui enviar pra uma pessoa chamada Evelyn um livro meu do Italo Calvino. Mandei porque me cadastrei no site Trocando Livros, coloquei o livro como disponível e ela pediu. Isso me custou 3,80 reais de postagem no correio - com isso ganhei um crédito pra pedir um livro de qualquer pessoa no site. Aguardo agora por "Como eu vejo o Mundo" de Albert Einstein, que solicitei a um outro usuário do site, e que me custaria pelo menos 25 reais a mais se eu fosse comprá-lo. Posso não recebê-lo, daí ganho o direito de pedir outro livro. Mas eu mandei o meu - que tal confiar um pouquinho nos colegas de site? 

Sequer vou trocar um e-mail com a tal Evelyn, e no entanto talvez tenhamos feito um contato muito mais forte do que algum "amigo" que me adicionou no orkut. Acredito que isso seja uma evolução das ferramentas da internet. No final das contas, apesar das possibilidades de anonimato na internet, ainda dá pra confiar um pouco no ser humano - e desconfiar apenas o necessário sem entrar na paranoia.

Apenas uma crítica fica nisso tudo. Como disse um colega no twitter: seria bom ver as pessoas se mobilizando pra outras causas mais nobres como se mobilizam para dar travesseiradas. Mas antes usar a internet apenas para se divertir do que para os crimes de que ouvimos falar e que abalam a fé nos contatos pela internet.

Um comentário:

Betaldi disse...

Hahahahahah!

Lero lero lero...
Perdeu um livro...
Perdeu um livro...

Brincadeirinha, acho legais essas iniciativas, vou participar dessa tb!