15 de set. de 2009

Dois filmes de Patrick Swayze que não são "Ghost" nem "Dirty Dancing"

Pois é, Patrick Swayze desde ontem descansa em paz. Não posso negar que ele fez parte da minha infância e essencial formação industrial-cultural, por isso não poderia deixar de fazer também a minha homenagem.

Mas, ao contrário do que todo mundo já deve estar cansado de falar - de Ghost e de Dirty Dancing - resolvi fazer isso trazendo dois filmes mais recentes dele, que valem muito a pena e provavelmente jamais estarão na Sessão da Tarde.

O primeiro é um pouco mais conhecido no circuito quero-ser-cult-mas-ainda-não-aguento-Godard. Chama-se Donnie Darko, e trata de um adolescente com sintomas de esquizofrenia que, durante um ataque de sonambulismo que o salva de ser morto por uma turbina de avião que cai sobre seu quarto, passa a ter alucinações com um homem vestido de coelho diabólico que lhe diz quando o mundo vai acabar. As discussões vão de filosofias sobre a vida, passando por teorias de viagem no tempo e mistérios quebra-cabeça.
Acreditem, é sim muito bom! Melhor de tudo: o filme se passa nos anos 1980, com trilha sonora toda da época.
Patrick Swayze interpreta um desse gurus charlatões do otimismo, que vive de suas fitas VHS sobre como ter autoconfiança e vai dando palestras em escolas para os alunos.

Segue o trailer:



O outro filme se chama 11:14. É, o nome do filme é um horário, que na verdade é o momento culminante das diversas histórias contadas em paralelo. A ideia é bastante interessante: mostrar todas as ligações entre diversos acontecimentos num intervalo curto de tempo. São umas 4 ou 5 histórias (não me lembro agora) contadas uma de cada vez, porém todas se passam mais ou menos no mesmo momento, interferindo umas nas outras. Enquanto um assalto é simulado num supermercado, um policial investiga o atropelamento de um cadáver que caiu da ponte e alguns adolescentes bêbados aprontam pela cidade (entre outras coisas). Bom, espero que tenha dado pra entender. O filme não é confuso, eu é que não sei explicar.
Patrcik Swayze interpreta um personagem quase oposto do que fez em Donnie Darko. Aqui ele é o protagonista de uma das histórias, um pai superprotetor, mas muito deprimido, que de repente tem que lidar com um cadáver e se livrar dele. Desculpem, faz tempo que vi o filme e não lembro de mais detalhes sem estragar as coisas.

Aqui está o trailer:


Agora, se ficar curioso, pode ver o filme inteiro, que está dividido em partes no youtube, aqui :)

E sim, esse post acabou sem piadinha com Ghost.

Um comentário:

Betaldi disse...

Rapaiz, Donnie Darko é um dos melhores filmes que eu já vi em todos os tempos! Esse outro que vc citou eu não conheço, mas tem outro que também vale a pena: Caçadores de Emoção, onde Swayze interpreta um assaltante surfista. Ou surfista assaltante, sei lá...